Será realizado entre os dias 09 a 12 de julho, em Brasília, o XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o VII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não- Violência (http://congresso.conasems.org.br/).
A Fiocruz terá vários espaços para discutir as políticas de saúde junto aos gestores dos municípios e dos estados, dos trabalhadores e dos usuários dos serviços públicos de todo o Brasil, além de troca de experiências para a melhoria e fortalecimento da gestão.
A Vice Presidencia de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) estará presente promovendo vários debates. Uma destas atividades será o painel organizado pela equipe que trabalha no projeto de apoio a gestão do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Essa atividade é realizada em cooperação técnica com o Departamento de Assistência Farmaceutica do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), responsável por coordenar a PNPMF.
Esse painel ocorrerá no dia 10/07 às 17 horas, intitulado, A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF): desafios e alternativas para políticas públicas no SUS combinando preservação da biodiversidade e o desenvolvimento social, que contará com a presença de representantes de departamentos e ministérios envolvidos com o tema, tais como Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), onde fica a coordenação da Politica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPIC), Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS), onde fica a secretaria executiva do PNPMF, além de representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o qual tem a importante atividade de fomentar a inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva de plantas medicinais de modo a promover trabalho, renda e inclusão social e da experiencia da Itaipu que já realizada projeto em plantas medicinais, servindo como modelo que pode ser re-aplicado a outras regiões do Brasil.
Dessa forma, um dos objetivos desse painel é o de propiciar a divulgação e a articulação de ações estratégicas para o fortalecimento da PNPMF no SUS.
Vale destacar o apoio do Conasems na realização dessa atividade, bem como a participação nos encontros promovidos para discutir essa política. Somente com abertura de espaços dessa natureza para o debate e a realização de projetos intersetoriais é que conseguiremos realizar atividades que garantam a articulação entre políticas públicas de saúde, ambiente e desenvolvimento econômico e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário