Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu realizaram reunião para definir parceria


     A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu realizaram nesta quarta-feira (17) uma reunião para definir uma parceria com a Itaipu para utilizar a metodologia do programa Cultivando Água Boa em outras regiões do País. O interesse da Fundação surgiu a partir de uma apresentação feita pelo gestor do programa Plantas Medicinais, Altevir Zardinello, realizada 27º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em julho.
    
Uma das atribuições da Fiocruz é contribuir com a difusão da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. “Identificamos aqui na Bacia do Paraná 3 uma plataforma tecnológica para o desenvolvimento de tecnologias sociais em torno do cultivo de fitoterápicos e queremos levar essa experiência para outras localidades”, afirmou o vice-presidente da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes.

A partir dessa reunião, ficou agendada uma nova reunião técnica, no próximo dia 31 de agosto, para elaboração de um projeto piloto, um workshop e convênio que deverá ser celebrado no próximo Encontro Anual do CAB. “São várias as ideias que poderão vir a ser concretizadas nessa parceria. Uma delas é trabalhar com um consórcio de municípios e implantar um selo de qualidade para os produtos da região”, completou Fernandes.     

A reunião também contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Oscip Sustentec, que já são parceiros da Itaipu nas ações do CAB junto à agricultura familiar. “Nosso interesse é desenvolver novos mecanismos que aumentem a participação da agricultura familiar na política de plantas medicinais do governo federal , a exemplo do que já ocorre com a compra direta de alimentos orgânicos”, afirmou Daniela Vasconcelos, coordenadora técnica de Plantas Medicinais do MDA.

“E nosso interesse não se restringe apenas às plantas medicinais. O Cultivando Água Boa é um case de sucesso que queremos replicar junto a agricultores familiares de todo o Brasil”, completou Alberto Luiz Wanderley, consultor do MDA.


Um comentário:

  1. OLÁ PAULO,

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    EXCELENTES ESTAS POSTAGENS, SOU ADMIRADOR DA FITOTERAPIA, APESAR DE TER INÚMERAS DÚVIDAS À RESPEITO , MAS QUE NÃO CABERIAM SER AQUI COLOCADAS.

    VOU ENTRAR EM CONTATO COM VOCÊS.

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “CONQUISTA DA LUA: SEGREDOS E INTIMIDADES”

    O QUE NUNCA FOI CONTADO !!!

    VENHA CONFERIR.

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir